Depois de anos ouvindo os pedidos dos usuários, a equipe do Blender finalmente atendeu ao chamado e anunciou o desenvolvimento de uma versão para tablets. Em um post no blog, Dalai Felinto, membro da equipe, explicou que o objetivo é trazer todo o poder do Blender para dispositivos móveis, adaptando-se aos paradigmas específicos das plataformas e oferecendo interfaces mais focadas em tarefas.
A iniciativa não se limita a um simples aplicativo; o longo prazo inclui integrar os mesmos benefícios que o iPad Pro oferece a periféricos gráficos conectados a PCs. A ideia é que, seja em tablet standalone ou em uma estação de trabalho com teclado e trackpad, a experiência seja equivalente à do desktop.
Para alcançar isso, a equipe está desenvolvendo recursos que começarão na versão móvel do Blender, como suporte para ícones em abas laterais e overlays de atalhos curados. Esses elementos serão posteriormente integrados à versão desktop.
Até o momento, os desenvolvedores já começaram a trabalhar em um novo ramo dedicado ao aplicativo de tablet, com foco inicial no iPad Pro e Apple Pencil. Outras plataformas e tablets receberão suporte personalizado posteriormente. Além disso, Dalai Felinto convidou contribuidores experientes na área para ajudar no desenvolvimento, especialmente em eventos de toque, suporte a arquivos e integração com iCloud/AirDrop.
Para quem acompanha o mundo do design 3D, essa notícia é um sinal de que as ferramentas open source estão evoluindo para se tornar ainda mais acessíveis e versáteis. Afinal, em um mundo cada vez mais mobile, ter a mesma potência criativa no dedo pode ser revolucionário.