Em um mundo onde os jogos muito variados são a norma, é raro que algo seja tão revolucionário quanto para ser lembrado por décadas. E foi justamente isso que Descent fez: virou um ícone dos anos 90, introduzindo o gênero tiro em primeira pessoa a uma dimensão nova e inovadora.
Sempre tive uma lista de histórias para contar no meu blog, e uma coluna mensal sobre os meus jogos favoritos dos tempos de DOS estava ali há quase um ano. Ao conversar com a equipe da GOG, não foi apenas mais um compromisso — foi como encontrar outro ângulo para explorar aquilo que já era incrível.
Começo com aquele jogo que mais joguei na adolescência e que me introduziu ao mundo do jogo online. Esse jogo é Descent.
Sempre me lembro: Descent foi o primeiro tiro em 3D com seis graus de liberdade. Em um tempo em que os jogos eram limitados, ele trouxe algo totalmente novo. Desenvolvido pela Parallax Studios e publicado pela Interplay, o jogo se tornou um fenômeno, vendendo milhões de cópias em um mercado onde poucos haviam conseguido tal proeza.
Sua distribuição via shareware ajudou a consolidar o modelo de distribuição, passando da era dos amigos compartilhando fitas de floppies para os downloads na internet. E, curiosamente, Descent também marcou a história da GOG: foi um dos títulos lançados durante a beta aberta em 2008 e voltou após um hiato em 2017.
Mas não é só de nostalgia que vivemos. A trajetória da Parallax, que evoluiu para a Volition (responsável por Saints Row), foi trágica. A empresa foi adquirida pelo grupo Embracer, conhecido por fechar estúdios icônicos e demitir talentos do setor. Foi um fim decepcionante para quem trouxe tantas alegrias.
Para mim, Descent foi um dos jogos que marcaram minha adolescência, ao lado de Mechwarrior 2, Command & Conquer e outros clássicos. Meu amigo me介绍了 o jogo, e desde então, ele se tornou algo muito especial.
A jogabilidade inicial era desafiadora — os controles por teclado não eram os melhores. Foi só depois que comprei um joystick para Mechwarrior 2 que pude dominar o jogo e perceber todo seu potencial. Hoje, graças a patches como o DXX-Rebirth, é mais fácil experimentar o jogo em sistemas modernos.
Lembro das noites de sexta-feira jogando online pela primeira vez, conectado por ligação direta. O "modo Anarchy" era um playground para a competitividade e o grito de guerra dos青春osos. Apesar de hoje haver melhores sistemas, aquele sentimento é inigualável.
Para quem quiser reviver ou experimentar Descent, ainda existem comunidades ativas organizando partidas online. Quem sabe eu não te vejo por lá?