O legado de 'Descent': uma viagem nostálgica pelos games que marcaram nossas adolescências

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Em um mundo onde os jogos muito variados são a norma, é raro que algo seja tão revolucionário quanto para ser lembrado por décadas. E foi justamente isso que Descent fez: virou um ícone dos anos 90, introduzindo o gênero tiro em primeira pessoa a uma dimensão nova e inovadora.


Sempre tive uma lista de histórias para contar no meu blog, e uma coluna mensal sobre os meus jogos favoritos dos tempos de DOS estava ali há quase um ano. Ao conversar com a equipe da GOG, não foi apenas mais um compromisso — foi como encontrar outro ângulo para explorar aquilo que já era incrível.


Começo com aquele jogo que mais joguei na adolescência e que me introduziu ao mundo do jogo online. Esse jogo é Descent.


Sempre me lembro: Descent foi o primeiro tiro em 3D com seis graus de liberdade. Em um tempo em que os jogos eram limitados, ele trouxe algo totalmente novo. Desenvolvido pela Parallax Studios e publicado pela Interplay, o jogo se tornou um fenômeno, vendendo milhões de cópias em um mercado onde poucos haviam conseguido tal proeza.


Sua distribuição via shareware ajudou a consolidar o modelo de distribuição, passando da era dos amigos compartilhando fitas de floppies para os downloads na internet. E, curiosamente, Descent também marcou a história da GOG: foi um dos títulos lançados durante a beta aberta em 2008 e voltou após um hiato em 2017.


Mas não é só de nostalgia que vivemos. A trajetória da Parallax, que evoluiu para a Volition (responsável por Saints Row), foi trágica. A empresa foi adquirida pelo grupo Embracer, conhecido por fechar estúdios icônicos e demitir talentos do setor. Foi um fim decepcionante para quem trouxe tantas alegrias.


Para mim, Descent foi um dos jogos que marcaram minha adolescência, ao lado de Mechwarrior 2, Command & Conquer e outros clássicos. Meu amigo me介绍了 o jogo, e desde então, ele se tornou algo muito especial.


A jogabilidade inicial era desafiadora — os controles por teclado não eram os melhores. Foi só depois que comprei um joystick para Mechwarrior 2 que pude dominar o jogo e perceber todo seu potencial. Hoje, graças a patches como o DXX-Rebirth, é mais fácil experimentar o jogo em sistemas modernos.


Lembro das noites de sexta-feira jogando online pela primeira vez, conectado por ligação direta. O "modo Anarchy" era um playground para a competitividade e o grito de guerra dos青春osos. Apesar de hoje haver melhores sistemas, aquele sentimento é inigualável.


Para quem quiser reviver ou experimentar Descent, ainda existem comunidades ativas organizando partidas online. Quem sabe eu não te vejo por lá?

Bruno Lima

Bruno Lima

Jogos antigos como Descent nos lembram de como a tecnologia evoluiu, mas também de como certas emoções e desafios continuam presentes. Para quem curte nostalgia ou está interessado em história dos games, é um leitura imperdível.

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