Howard Marks alerta: Ações dos EUA estão nos 'primeiros estágios' de uma bolha

Imagem principal da notícia: Howard Marks alerta: Ações dos EUA estão nos 'primeiros estágios' de uma bolha

Howard Marks, cofundador da Oaktree Capital Management LP, alertou que as ações dos EUA estão nos 'primeiros estágios' de uma bolha. Embora não tenha soado o alarme definitivo, ele destacou que os preços estão 'caros demais'.

Em entrevista à Bloomberg Television, Marks comparou o atual momento do mercado com o final dos anos 1990, época da bolha das pontocom. Ele lembrou que já se passaram 16 anos desde a última 'correção séria de mercado' e ressaltou que os investidores estão cada vez mais distantes de considerar uma eventual correção.

'As pessoas deixam de pensar em correções de mercado', disse Marks. Ele destacou que algumas ações de tecnologia estão 'muito valorizadas' em comparação com padrões históricos e que o mercado acionário entrou em um 'rali de alívio' após o anúncio das tarifas de Donald Trump.

Um indicador que compara a capitalização de mercado agregada das ações dos EUA com o PIB do país está no nível mais alto da história, segundo Marks. Ele ressaltou que, como muitas empresas foram retiradas da bolsa em aquisições privadas e outras estão demorando mais para abrir capital, esse indicador pode ser ainda mais preocupante.

'Este é um momento para adicionar um pouco mais de defesa ao portfólio', disse Marks. Ele reconheceu que os spreads dos títulos estão estreitos, mas ainda considera que a renda fixa é mais defensiva do que a renda variável.

Questionado se os EUA continuam sendo um bom destino para investimentos defensivos, Marks comparou o país a 'um ótimo carro com um preço alto'. Apesar de admitir que o ambiente fundamental para investimentos tenha 'se deteriorado um pouco', ele afirmou que os EUA ainda são o melhor lugar do mundo para aplicar capital.

João Silva

João Silva

Enquanto alguns veem optimismo no mercado, Howard Marks nos lembra da necessidade de prudência. Em um mundo onde os preços estão altos e as bolhas podem se formar, é sempre bom ouvir a voz da experiência.

Ver mais postagens do autor →
← Post anterior Próximo post →