Autoridades da Microsoft descobriram que as pessoas mais usam a IA para tarefas de escrita e trabalho intelectual, mas trazem uma notícia aliviadora para os profissionais de colarinho branco preocupados: seus empregos podem mudar, mas não desaparecerão por completo. Os pesquisadores analisaram mais de 200.000 interações anônimas com o Bing Copilot, a engine de IA da Microsoft, que resume resultados de pesquisa e fornece respostas em vez de listas de páginas web — algo semelhante à funcionalidade de IA nas Overviews do Google Search.
Eles focaram em medir a aplicabilidade da IA gerativa a atividades comuns no trabalho, como 'obter informações', 'comunicar-se com pessoas fora da organização' e 'atuar diretamente com o público'. Em seguida, mapearam esses dados para ocupações específicas. No geral, descobriram que as respostas fornecidas pelo Bing Copilot são mais aplicáveis a ocupações que exigem pelo menos um bacharelado.
Por outro lado, as ocupações relacionadas à saúde e ao trabalho manual, como agricultura e construção, são as menos afetadas. O estudo, descrito em um pre-print paper intitulado "Working with AI: Measuring the Occupational Implications of Generative AI", não tentou responder como a IA pode afetar os salários ou resultar na perda de empregos.
Os autores do estudo alertam que é tentador concluir que ocupações com alto Overlap com atividades que a IA realiza serão automatizadas e sofrerão perdas de empregos ou salários, enquanto as que a IA auxilia terão seus salários reajustados para cima. No entanto, isso seria um erro, pois os dados não incluem os impactos empresariais downstream da nova tecnologia, que são muito difíceis de prever e frequentemente contraintuitivos.
Eles citam pesquisa de 2015 que descreve como as自动取款机(ATMs, em inglês) realmente levaram a um aumento no número de agências bancárias e caixas eletrônicos, já que os bancos se concentram mais em construir relações com os clientes.
A pesquisa identificou as dez ocupações onde a aplicabilidade da IA Overlap mais com as tarefas esperadas, bem como as dez menos expostas à IA. Os pesquisadores enfatizam que seus resultados não significam que a IA será capaz de realizar todas as tarefas associadas a uma determinada ocupação.
"Definitivamente, existem algumas ocupações para as quais muitas — talvez até mesmo a maioria — das atividades de trabalho possuem Overlap com as habilidades demonstradas pela IA", disseram eles. "Mas ainda assim,即使 há Overlap, a taxa de conclusão da tarefa não é 100% e o escopo do impacto geralmente é moderado."
Por fim, os cientistas da Microsoft concluem que ainda está cedo para determinar como a IA afetará ocupações específicas. Mas se você procura uma carreira estável e com poucas mudanças, talvez considere aprender a operar um pile driver.®