Em um marco revolucionário na astronomia, cientistas no Deserto do Atacama, no Chile, assistiram ao nascimento de um sistema solar em suas primeiras etapas. Essa descoberta, realizada com o telescópio espacial James Webb, capturou imagens nunca antes vistas da formação planetária.
Primeiros passos da formação de um sistema solar
Pela primeira vez na história, astrônomos identificaram o momento inicial em que a formação de um planeta começa ao redor de uma estrela. Melissa McClure, professora da Universidade de Leiden (Países Baixos) e autora principal do estudo, explicou: "Estamos testemunhando o instante mais precoce da formação planetária".
Essas observações foram feitas em torno de HOPS-315, uma protoestrela localizada a 1.300 anos-luz da Terra. O sistema solar recém-formado se parece com o que o nosso Sistema Solar foi durante sua infância.
Minerais e processos de formação
Dentro dos discos protoplanetários, minerais cristalinos contendo monóxido de silício (SiO) se condensam em altas temperaturas. Esses mesmos minerais foram encontrados presos em meteoritos antigos, ajudando os cientistas a datar o início da formação do nosso Sistema Solar.
Usando o James Webb, os astrônomos identificaram que esses minerais quentes estão começando a se condensar ao redor de HOPS-315. A presença de monóxido de silício em estado gasoso e dentro dos cristais sugere que está apenas no início do processo de solidificação.
"Este sistema é um dos melhores que conhecemos para explorar os processos que ocorreram em nosso Sistema Solar", celebrou Merel van 't Hoff, professora da Universidade Purdue. "Estamos vendo esses minerais neste sistema extrasolar no mesmo lugar em que os vemos nos asteroides do Sistema Solar", completou Logan Francis, pesquisador pós-doutorado na Universidade de Leiden.