Ucranianos prendem administrador de um dos maiores fóruns de crimes cibernéticos do mundo

Imagem principal da notícia: Ucranianos prendem administrador de um dos maiores fóruns de crimes cibernéticos do mundo

Em um movimento que promete abalar o mundo do crime cibernético, as autoridades ucranianas prenderam ontem o suspeito administrador do fórum XSS.is, um dos principais hubs globais de atividades ilícitas na internet. Criado em 2013, o site se tornou famoso por ser um ponto central para a venda de malware, acessos a sistemas comprometidos, dados roubados e serviços relacionados a ransomware.


A operação, que contou com a colaboração da Procuradoria de Paris e da Europol, teve início há quase quatro anos. Os investigadores interceptaram conversas criptografadas enviadas por meio de um servidor de mensagens Jabber, conhecido como thesecure.biz. Foi durante essas interceptações que os agentes obtiveram pistas suficientes para identificar o administrador do fórum.


A prisão do suspeito ocorreu meses após a interceptação de uma mensagem específica que revelou atividades ilícitas e estabeleceu que o fórum gerava lucros na casa dos US$ 7 milhões. Com a queda do site, os membros começaram a manifestar pânico, tentando entender como as autoridades haviam descoberto o local. Acredita-se que os policiais já tenham acesso ao backend do fórum, possivelmente descobrindo mais evidências incriminatórias para outros membros.


Recentemente, um ex-soldado dos Estados Unidos, Cameron John Wagenius, admitiu culpa por conspirar para hackear bases de dados de empresas de telecomunicações, acessar registros sensíveis e extorquir as companhias ameaçando divulgar os dados roubados. Entre outros crimes, suas ações incluíram ameaças de postar informações confidenciais em fóruns de crime cibernético, como o próprio XSS.is.


Com essa prisão, é possível que muitos criminosos digitais busquem alternativas para suas atividades ilícitas, tentando encontrar um novo fórum que não seja alvo das autoridades globais. Enquanto isso, a França parece estar comprometida em combater o crime cibernético de forma decisiva, tendo prendido recentemente outros operadores do fórum BreachForums.

Ana Paula Costa

Ana Paula Costa

É impressionante como, mesmo no anonimato da internet, o crime organizado acaba por se aproximar da sua ruína. Com um toque de ironia, podemos pensar: 'Se até os criminosos dependem de fóruns para organizar suas atividades, quem será mais vulnerável? Ninguém, afinal, a Justiça sempre encontra jeitos de abrir essas 'caixas-pretas' digitais.'

Ver mais postagens do autor →
← Post anterior Próximo post →