A ressaca marítima no litoral do Paraná está causando um fenômeno inusitado que afeta diretamente o abastecimento de água em Guaratuba. A água do Oceano Atlântico está retornando para dentro do rio Saí-Guaçu, utilizado como manancial pela Sanepar na região. Essa situação alterou significativamente as características da água captada, comprometendo o funcionamento pleno da Estação de Tratamento de Água (ETA) Saí-Guaçu.
O gerente da Sanepar no Litoral, Marcos Muniz, explica que o sistema de abastecimento na cidade funciona de forma integrada, incluindo duas ETAs e dois reservatórios: Brejatuba e Coroados. "Além da ETA Saí-Guaçu, também temos a ETA Morro Grande, que opera em condições normais e está auxiliando o abastecimento", destaca Muniz.
A situação se agravou na tarde de terça-feira (29), com o rompimento de uma tubulação, afetando o fornecimento de água em bairros como Barra do Saí, Brejatuba, Carvoeiro e outros. A Sanepar está enviando caminhões-pipa para as áreas mais críticas e orienta a população a usar a água de forma econômica.
Muniz reforça a necessidade de que cada imóvel tenha uma caixa-d'água com capacidade adequada. "Com um reservatório domiciliar adequado, o imóvel permanece abastecido por no mínimo 24 horas em caso de interrupção na rede pública", explica.
Para atendimento, a população pode ligar para 0800 200 0115, enviar e-mail para atendimentoaocliente@sanepar.com.br ou usar o WhatsApp (41) 99544-0115. Também é possível utilizar o aplicativo Sanepar Mobile ou acessar o site da empresa.