Em um movimento que promete mexer com a estrutura do futebol paulista, a Federação Paulista de Futebol (FPF) está debruçada sobre o Campeonato Paulista Sub-20. Enquanto as confirmações finais das 48 equipes ainda pendem, dois times saltenses já garantiram seu lugar na primeira divisão: Salto FC e Sfera Futebol Clube.
Os clubes formadores, como são chamados aqueles que participam há pelo menos três dos últimos campeonatos, sempre tiveram um tratamento especial. Dessa vez, a novidade está na estrutura da competição. Ao contrário das edições anteriores, a primeira fase não será regionalizada. Isso promete tornar o torneio mais competitivo e desafiador para todos os envolvidos.
A FPF anunciou que, a partir de 2029, a Série A do Paulista Sub-20 contará com 32 clubes, distribuindo 4 acessos e 4 rebaixamentos. Para este ano, no entanto, seis times serão rebaixados e apenas dois subirão da Série B. Essas mudanças refletem um esforço para ampliar a competitividade e incentivar o desenvolvimento de jovens talentos.
Ainda em 2025, o Conselho Técnico da competição será realizado no dia 19 de março, com o início previsto para 25 de abril. Enquanto isso, os times seguem se preparando para um campeonato que promete ser repleto de emoções.