A nave espacial Dream Chaser, da Sierra Space, promete desde os anos 2000 um sonho que ainda não se realizou: o de ver um veículo翼状 lançar para a órbita. Apesar de seu design icônico e de contar com uma base de fãs entusiástica, a primeira missão daDream Chaser parece estar sempre no horizonte, mas nunca concretizada.
Recentemente, uma fonte sênior da NASA declarou que a agência está "pronta para eles assim que estiverem prontos para decolar". Enquanto isso, a Sierra Space trava com testes finais e certificações, especialmente focada na validação do software de voo, um processo que se mostrou essencial após os problemas enfrentados pelo Starliner, da Boeing.
Entre os desafios está a certificação do sistema de propulsão da Dream Chaser. Utilizando uma mistura de kerosene e peróxido de hidrogênio, em vez de propelentes hipergolicos tóxicos, o veículo visa ser mais seguro ao pousar em pista. No entanto, a complexidade do sistema ainda exige ajustes.
Para acelerar os processos, a Sierra Space avalia modificar sua primeira missão para uma aproximação não tripulada à Estação Espacial Internacional (EEI), com o objetivo de coletar dados cruciais antes de uma missa mais ambiciosa. No entanto, essa mudança ainda depende da aprovação da NASA e do cronograma do foguete Vulcan, que enfrenta atrasos persistentes.
Enquanto isso, o público continua ansioso pela decolagem daDream Chaser, um veículo que promete revolucionar o transporte espacial com seu design inovador. Mas, como lembra Dana Weigel, gerente de programas da NASA, "a paciência é uma virtude" - especialmente no espaço.