Mariana Rios, grávida de 17 semanas, compartilha em suas redes sociais os desafios e cuidados na gestação, especialmente diante do histórico de trombofilia. A atriz, cantora e apresentadora revela que enfrenta a gravidez com determinação, aplicando injeções diárias de anticoagulante e tomando medicamentos para proteger-se e seu bebê.
Em entrevista ao portal LeoDias, o hematologista Diego Luz explica os dois tipos principais de trombofilia: a hereditária, transmitida geneticamente, e a adquirida, também conhecida como Síndrome do Anticorpo Antifosfolipide (SAF). Enquanto a primeira não aumenta diretamente o risco de perder o bebê, a segunda pode levar à perda gestacional em qualquer fase, inclusive no final da gravidez.
Dr. Luz destaca que muitas mulheres buscam tratamento mais tarde na vida reprodutiva, tornando a gravidez um momento delicado. Ele alerta sobre a necessidade de investigar possíveis trombofilias o quanto antes para garantir uma gestação saudável.
Apesar da impossibilidade de prevenção, tratamentos como a Enoxaparina são fundamentais para管理和prevenir complicações. Mariana Rios é um exemplo de como, com acompanhamento adequado, é possível enfrentar os desafios da gravidez com segurança.