Trump adia tarifas e impõe sanções: O jogo político entre Brasil e EUA

Imagem principal da notícia: Trump adia tarifas e impõe sanções: O jogo político entre Brasil e EUA

Às vésperas do dia 1º de agosto, Donald Trump publicou um decreto que prometia impor tarifas de 50% a produtos brasileiros. No entanto, o roteiro previsto se repetiu: após sucessivas ameaças, o presidente dos EUA adiou o início das tarifas para o dia 6 de agosto e oficializou uma lista com quase 700 produtos isentos. O que原本 prometia ser um 'tarifaço' virou pouco mais do que um balão de ensaio.


No mesmo contexto, o governo dos EUA impôs sanções a Alexandre de Moraes, ministro do STF. A Lei Magnitsky, criada para punir ditadores, agora mira o magistrado brasileiro, bloqueando bens que eventualmente ele tenha nos Estados Unidos e proibindo transações com cidadãos e empresas locais.


Para entender os significados desse recuo tarifário e a escalada diplomática, o podcast O Assunto traz uma conversa entre Alan Severiano e Guilherme Casarões. O professor da FGV-SP e pesquisador do Observatório da Extrema Direita analisa os impactos econômicos e simbólicos dessa batalha comercial e política.


  • Produtos taxados: Café, carne e outros
  • Exemptos: Aviões da Embraer, suco de laranja
  • Contexto político: Relações entre Brasil e EUA em crise
Rafael Pereira

Rafael Pereira

Enquanto Trump aponta o dedo para Moraes, o tarifaço稀fia. Nesse jogo de xadrez comercial e político, quem sai perdendo é sempre o Samei.

Ver mais postagens do autor →
← Post anterior Próximo post →