A arte de fazer nada pode melhorar sua vida

Imagem principal da notícia: A arte de fazer nada pode melhorar sua vida

Em tempos de agendas lotadas e metas infindáveis, o tédio pode ser nossa maior aliada.

Muitas vezes, estamos tão ocupados correndo de um lado para o outro que sequer temos tempo de parar e respirar. E é justamente nesse vácuo de atividade que a libido sofre, pois nosso corpo e mente não têm espaço para vagar. Como disse o roteirista Allen Saunders: "A vida é o que acontece quando você está ocupado com outros projetos".

Esta semana, por que não desafogamos nossas agendas? Por que não abandonamos os objetivos e queimamos aquela lista de tarefas? Vamos nos permitir desfrutar um pouco, meu amigo. Afinal, a Netflix e as redes sociais ainda estarão aqui amanhã.

A inspiração vem do conceito holandês niksen, uma tendência que dominou os magazines em 2019. Se você já esqueceu disso, não culpá-lo. O ciclo das tendências que promovem a preguiça é surpreendemente rápido.

O niksen, arte de viver que nasceu nos Países Baixos, consiste em fazer absolutamente nada. Imagine um domingo de agosto, em férias, tomando um calmante. Você pode admirar o paisagem ou até tricotar, mas com uma condição: sem metas. Não adianta ficar olhando pela janela contando os pinheiros e muito menos costurar suas meias.

Segundo estudos, esse tratamento alivia a ansiedade, previne o burn-out e ajuda a reconnectar conosco mesmo.

Ana Paula Costa

Ana Paula Costa

Que tal um 'põe-se no divã' ao invés de correr para as tarefas? Afinal, é na preguiça que muitas coisas boas acontecem — inclusive o autoconhecimento.

Ver mais postagens do autor →
← Post anterior Próximo post →