A Apple acaba de lançar as primeiras versões betas públicas das novas gerações do iOS, iPadOS, macOS e outros sistemas operacionais. A principal características destas atualizações é a nova interface de usuário Liquid Glass, que está sendo lançada simultaneamente em todos os sistemas operacionais. Trata-se da maior e mais abrangente reforma no visual do software da Apple desde o lançamento do iOS 7, em 2013.
Em vez de receberem versões como iOS 19, macOS 16 ou watchOS 12, todos os novos sistemas operacionais deste ano recebem a mesma versão 26, graças a um novo sistema de numeração baseado em anos que visa garantir uma maior consistência nas atualizações entre todas as plataformas da Apple.
A única grande atualização que não está recebendo uma versão beta pública é o visionOS 26. Para testar o novo software no Vision Pro, será necessário assinar os betas para desenvolvedores. Lembre-se de que a Apple costuma ter bons motivos para não lançar betas públicos: isso pode significar mais instabilidade, maior risco de perda de dados ou até danos ao dispositivo.
A interface Liquid Glass ainda está em um estado de fluxo constante, e cada beta para desenvolvedores inclui ajustes significativos. Assim como o iOS 7 há dez anos, essa atualização promete mudar o jogo no design do software da Apple.
Para instalar quaisquer betas públicos, é necessário registrar sua conta Apple no site de beta softwares. Em seguida, vá para Configurações > Atualizações de Software em seu dispositivo, selecione "Atualizações de Beta" e escolha a versão que deseja testar. Se você já participou de programas beta da Apple antes, não precisará se registrar novamente.
Os betas públicos estão bem mais maduras do que as primeiras versões para desenvolvedores, com várias semanas de otimização e correção de erros. No entanto, ainda é recomendável evitar instalá-las em dispositivos que você utiliza para trabalhos importantes. Para Macs com memória e armazenamento suficientes, uma opção é usar virtualização. Em qualquer caso, faça uma backup completo do dispositivo antes de instalar os betas.