A C&A (CEAB3) está de parabéns. Com um lucro líquido de R$ 200 milhões no segundo trimestre de 2025, a empresa mostrou que sabe navegar pelas águas do mercado brasileiro. Isso representa uma incrível alta de 138,9% em comparação ao mesmo período de 2024. Um desempenho que não poderia ser mais auspicioso para uma companhia que, há algum tempo, vinha enfrentando desafios.
Chaves do sucesso
O aumento das vendas e o controle de despesas foram fatores determinantes para esse resultado. Além disso, a empresa creditou parte de seu sucesso à alienação da carteira legado referente à parceria com o Bradescard. Essa parceria, que durou desde 2009, foi encerrada após um processo de recompra de direitos por R$ 650,6 milhões e a venda da carteira remanescente do cartão bandeirado por R$ 170 milhões.
Desempenho financeiro
O Ebitda ajustado (pré IFRS-16) alcançou R$ 315,9 milhões, um incremento de 29,8% em relação ao trimestre anterior. A margem bruta de mercadorias melhorou, e as perdas líquidas de recuperação estiveram controladas. Com isso, a margem Ebitda foi de 15,3%, expandindo 2,1 pontos porcentuais na comparação anual.
Receita em alta
A receita líquida consolidada totalizou R$ 2,058 bilhões, com uma crescente de 12,4% em relação ao ano passado. O segmento de vestuário foi destaque, com um aumento de 17,4%, impulsionado pelas temperaturas mais baixas desde abril. Essa tendência climática contribuiu para um ambiente de vendas mais favorável.
Gestão de estoques
A empresa também registrou melhorias no ciclo de conversão de caixa, com destaque para a eficiência na gestão de estoques. A geração de caixa (livre ajustada) foi de R$ 185 milhões, representando um crescimento de 192,2% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Fortalecimento da estrutura
Com esses resultados, a C&A reduziu sua alavancagem total para 0,3 vez (dívida líquida/Ebitda ajustado pré-IFRS16) e diminuiu a dívida líquida em 73%, encerrando o trimestre com R$ 286,6 milhões. 'Com isso, fortalecemos nossa estrutura de capital e asseguramos a sustentabilidade dos nossos investimentos estratégicos', destacou a administração da empresa.
Investimentos em expansão
A C&A investiu R$ 111 milhões no trimestre, um aumento de 95,8% frente ao segundo trimestre de 2024. Desse total, R$ 62 milhões foram destinados à remodelação e reforma de sete lojas. Além disso, houve a abertura de uma nova unidade em Valinhos/SP, mantendo a empresa com 333 lojas ao final do período.