Em reunião realizada na tarde desta sexta-feira (25), representantes da Urbanização de Curitiba (Urbs), Superintendência de Trânsito (Setran), ABC Escola de Trânsito e a operadora ferroviária Rumo debateram soluções para melhorar a segurança nos cruzamentos com a linha férrea na cidade. Entre os temas abordados estavam protocolos de segurança, sinalização e a viabilidade de instalar cancelas nas passagens.
O objetivo é evitar acidentes como o ocorrido na terça-feira (22), quando um trem da Rumo colidiu com um ônibus biarticulado na Avenida Paraná, no Cabral. O impacto danificou gravemente o ônibus e deixou 11 feridos.
De acordo com Bruno Pessuti, superintendente de trânsito, as discussões sobre melhorias nas passagens de nível já vinham acontecendo há meses. A ideia é realizar um estudo técnico em todas as 49 passagens da capital e identificar quais soluções seriam mais adequadas para cada uma.
Curitiba possui 37 quilômetros de trilhos, com o ramal ferroviário de cargas passando por áreas densamente povoadas em bairros como Centro, Cabral, Alto da XV, Cristo Rei, Cajuru e Uberaba. A prefeitura tem pressionado a União para que sejam encontradas soluções para o transporte ferroviário na cidade.
Uma das propostas defendidas pela Rumo é a retirada dos trens do chamado ramal cimenteiro, que atendem a Votorantim. "São dois trens por dia que poderiam ser substituídos por 28 caminhões nas rodovias", destacou Mônica Braga Cortes, especialista em relações governamentais da Rumo.
Além das discussões sobre cancelas e sinalização, haverá um reforço no treinamento dos motoristas de ônibus com foco na direção defensiva. A primeira reunião para tratar desse tema foi realizada em 1º de julho.