Itch.io Restaura Conteúdo Adulto Após Pressão de Grupos Conservadores

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Em meio a uma tensa batalha entre liberdade criativa e pressões conservadoras, o cenário dos jogos independentes está passando por um momento crítico. A plataforma Itch.io, conhecida por apoiar desenvolvedores marginais, anunciou recentemente que está restaurando parte de seu conteúdo adulto NSFW (não seguro para trabalho), mas com algumas ressalvas.

Essa decisão foi tomada após pressões significativas de grupos conservadores e processadoras de pagamentos, como Stripe e Mastercard, que se recusaram a associar-se ao tipo de conteúdo em questão. Em julho, Itch.io e Steam começaram a remover jogos com classificação NSFW, afetando milhares de criadores, especialmente aqueles identificados como queer, trans e BIPOC ( Afrodescendentes, indígenas e povos de cor).


Apesar desse retrocesso, Itch.io está implementando um novo sistema de alertas de conteúdo para suas páginas NSFW. O fundador da plataforma, Leaf Corcoran, declarou que a empresa está em negociações contínuas com as processadoras de pagamentos e planeja reintroduzir gradualmente o conteúdo pago. Ainda assim, a incerteza Paira no ar: sem um acordo definitivo, Itch.io pode se ver obrigada a abandonar completamente o suporte a conteúdo adulto.


É importante refletir sobre o impacto desse cenário na indústria dos jogos. Enquanto algumas empresas como Steam já removeram centenas de títulos, outras como Itch.io tentam encontrar um equilíbrio tênue entre os requisitos comerciais e a liberdade criativa. Para muitos desenvolvedores independentes, especialmente aqueles que exploram temas adultos ou marginalizados, essa situação representa uma ameaça significativa à sua capacidade de criar e distribuir conteúdo.


Em um exemplo emblemático, Cara Cadaver, criadora do jogo 'Vile: Exhumed', relatou que seu jogo foi retirado da Steam por supostamente conter conteúdo sexual com cenas de pessoas reais. No entanto, ela argumenta que o jogo foca mais na violência e no gore, não havendo nenhuma imagem explícita. "Steam é a maior loja de jogos", disse Cadaver, "essa decisão está reduzindo drasticamente o alcance do meu trabalho."


Ainda que a indústria dos jogos continue a se desenvolver, casos como este lançam luz sobre os desafios enfrentados por quem busca explorar temas tabus ou marginalizados. Enquanto Itch.io e Valve buscam soluções alternativas para contornar as restrições impostas pelas processadoras de pagamentos, o debate sobre a liberdade criativa versus a censura continua a se intensificar.

Fernanda Almeida

Fernanda Almeida

Enquanto assistimos à dança entre dinheiro e criatividade, é impossível não se perguntar até que ponto estamos dispostos a permitir que pressões externas moldem o que podemos criar e consumir. Afinal, os jogos não são apenas entretenimento; eles são espelho da sociedade e dos dilemas que enfrentamos.

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