NeoLogic redefine o jogo: processadores mais eficientes para data centers

Imagem principal da notícia: NeoLogic redefine o jogo: processadores mais eficientes para data centers

Quando os fundadores da NeoLogic, Avi Messica e Ziv Leshem, começaram a desenvolver processadores de computador (CPUs) mais eficientes energeticamente para servidores de inteligência artificial (IA), os especialistas do setor disseram que sua ideia não era viável. 'A maioria das pessoas com quem nos encontramos disse que era impossível', afirmou Messica à TechCrunch.


No entanto, a startup israelense NeoLogic decidiu provar o contrário. Com sede em Israel, a empresa está construindo uma CPU para servidores que utiliza lógica mais simplificada, com menos transistores e portas lógicas, permitindo que o chip funcione mais rápido e consuma menos energia.


Fundada em 2021 por Messica (CEO) e Leshem (CTO), que juntos têm mais de 50 anos de experiência na indústria de semicondutores, a NeoLogic está trabalhando com dois gigantes da nuvem para projetar CPUs para servidores. Apesar de não revelar os nomes das empresas, Messica destacou que o objetivo é lançar um chip de testagem mono-núcleo até o final do ano e ter as CPUs em data centers até 2027.


Recentemente, a empresa anunciou uma rodada de financiamento Series A de US$10 milhões liderada pela KOMPAS VC, com participação da M Ventures, Maniv Mobility e lool Ventures. Os recursos serão usados para expandir a equipe técnica e continuar desenvolvendo as CPUs.


Enquanto isso, o aumento do consumo de energia em data centers continua sem perspectiva de melhora. A explosão da IA resultou em um uso de energia que está destinado a dobrar nas próximas quatro anos. 'Isso afeta tudo', disse Messica sobre os ganhos de eficiência energética. 'Impacta os custos de construção, o capital investido e até o consumo de água, além de ter um impacto social.'

João Silva

João Silva

Enquanto outros se recusam a desafiar o status quo, a NeoLogic vem provando que inovação é sempre possível – especialmente quando estamos falando de energia e eficiência. Em um mundo onde os data centers consomem cada vez mais recursos, a visão da empresa não apenas faz sentido, como é essencial para o futuro.

Ver mais postagens do autor →
← Post anterior Próximo post →