Após anos de vôo histórico sobre a superfície de Marte, o incrível helicóptero Ingenuity da NASA encerrou suas operações após sofrer danos em uma de suas pás. Hoje, ele permanece como testemunha silenciosa da inovação tecnológica e do triunfo da aviação autônoma fora da Terra.
Em um desenvolvimento excitante, o helicóptero inspirou a missão Skyfall, um conceito revolucionário apresentado pela AeroVironment (AV) e pelo Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da NASA. Acompanhe o vídeo no topo desta página para ver como a missão Skyfall planeja despejar não um, mas seis helicópteros em Marte.
Cada um desses helicópteros fará vôo autônomo para explorar locais selecionados por cientistas da NASA, ajudando a identificar as melhores áreas para a primeira missão tripulada ao planeta vermelho, prevista para os anos 2030. Em vez de usar uma plataforma de pouso, que é um dos custos mais altos e arriscados de qualquer missão marciana, o sistema Skyfall utiliza a potência das aeronaves para alcançar a superfície.
"A Skyfall oferece uma nova abordagem revolucionária à exploração de Marte que é mais rápida e acessível do que tudo o que vimos até agora", disse William Pomerantz, chefe das Ventures espaciais da AV. "Essa parceria entre a indústria e o governo permitiu ampliar o sucesso sem precedentes do Ingenuity."
Com seis helicópteros em operação, a Skyfall promete multiplicar os dados coletados e as áreas exploradas, tornando mais próxima a realização do sonho de pisar em Marte. Atualmente, a AV trabalha com a NASA para obter o sinal verde da missão, com um lançamento potencial previsto para 2028.