Em um movimento que promete revolucionar a indústria de inteligência artificial nos Estados Unidos, a OpenAI anunciou uma parceria com a Oracle para expandir sua capacidade de data centers em mais de 4,5 gigawatts. Essa expansão, que incluirá novos centros de dados localizados possivelmente no Texas, Michigan, Wisconsin e Wyoming, fará parte do projeto codinome Stargate, um ambicioso empreendimento que visa atingir mais de 10 gigawatts de infraestrutura AI nos próximos quatro anos.
A iniciativa, que já inclui um campus de 1 gigawatt em Abilene, Texas, prevê a instalação de mais de 2 milhões de chips de IA uma vez que os novos centros estejam concluídos. A Oracle已经开始 entregando gabinetes GB200 para o site de Abilene desde junho passado. Enquanto os detalhes sobre o orçamento não foram divulgados, a OpenAI estima que essa expansão criará mais de 100.000 empregos, principalmente ligados à construção, já que os data centers historicamente empregam poucos funcionários full-time.
Este anúncio vem em um momento em que as empresas de tecnologia estão investindo bilhões em novos data centers e acordos de energia para sustentar o crescimento da IA e alimentar os modelos futuros. Enquanto a OpenAI destaca o apoio do governo dos EUA e da Casa Branca, outros gigantes tech como o Google e a Microsoft também estão intensificando suas apostas em infraestrutura de energia, com acordos recentes para obter capacidade hidrelétrica e relançar plantas nucleares.
Para OpenAI, este é mais do que um investimento: é uma corrida contra o tempo para alcançar a escala necessária na produção de computação. Com incentivos fiscais massivos oferecidos por estados americanos, a disputa para sediar esses projetos está se tornando cada vez mais acirrada.