Regina Volpato, em recente publicação no Instagram, voltou a refletir sobre o tema delicado do envelhecimento e o peso das expectativas familiares. Em um vídeo sincero, ela compartilhou suas experiências ao cuidar de sua mãe nos últimos momentos de sua vida, há mais de 30 anos.
'Você acha que é opção ou obrigação cuidar dos pais na velhice?' Perguntou Regina, colocando em dúvida o sentimento de culpa que muitos filhos carregam. 'Acho muito cruel a gente esperar isso dos filhos', completou.
No vídeo, ela explicou que seu próprio cuidado com a mãe foi uma opção, não uma obrigatoriedade. 'Minha mãe morreu há mais de 30 anos e eu ajudei a cuidar dela. Naquela época, tinha noção que isso fazia bem para ela, mas também para mim', disse.
Regina ressaltou que transformar esse cuidado em uma obrigação pode se tornar um peso pesado para os filhos. 'Eu cuidei porque eu quis e tinha essa coincidência. Mas e se fosse uma obrigação? Você ter filhos pensando que no futuro eles vão cuidar de você, não é emitir uma fatura para que seu filho pague e talvez essa fatura fique cara demais?', questionou.
Enquanto defende o amor incondicional, Regina alerta para a necessidade de alternativas. 'Mas como mãe acho cruel esperar isso do filho e não deixar outra alternativa. Eu acho que é uma opção […] É muito mais do que os afazeres. Tem toda uma carga emocional envolvida.'
Para encerrar, ela destacou a importância da preparação para o envelhecimento. 'Não é muito mais interessante a gente se organizar para que no futuro os filhos cuidem da gente se quiserem? Aí é preciso ter uma estrutura física, emocional e financeira.', concluiu.
Essas reflexões de Regina Volpato nos fazem pensar: como podemos equilibrar nossos sentimentos de culpa e amor para construir um futuro mais saudável, não apenas para os idosos, mas para toda a família.