A ascensão das tensões geopolíticas e o aumento dos orçamentos de defesa estão impulsionando os fabricantes de veículos de decolagem vertical e elétrica (eVTOL) a adotarem uma abordagem dual: desenvolver aeronaves com e sem tripulação para atender às necessidades comerciais, civis e militares.
A empresa israelense AIR entendeu desde o início que essa estratégia era crucial. Projetou dois tipos de aeronaves — uma tripulada para uso pessoal (o AIR ONE) e outra sem tripulação para transporte de cargas, logística e defesa — usando a mesma estrutura e sistemas básicos.
Desde o lançamento do seu primeiro veículo de carga em 2023, a empresa já registrou mais de 2.500 pré-encomendas do AIR ONE e planeja entregar 15 unidades deste tipo este ano. Para impulsionar esse crescimento, a AIR captou US$ 23 milhões em uma rodada Series A liderada pela Entrée Capital.
Esses recursos serão investidos na expansão da fábrica no Israel, contratação de mais funcionários e no estabelecimento de um hub de produção nos Estados Unidos. Apesar do mercado promissor, a empresa enfrenta desafios: concorrentes como Joby Aviation e Archer Aviation já têm parcerias com companhias aéreas e contratos militares.
Porém, a AIR destaca-se pela sua arquitetura unificada de projetos, que permite otimizações e avanços tecnológicos em ambos os modelos. Além disso, o design compacto e翼型可折叠的 AIR ONE pode operar em superfícies planas simples, como garagens, sem a necessidade de aeroportos.
Enquanto isso, o veículo não tripulado da empresa opera atualmente com certificados experimentais, mas espera obter a certificação Tipo em breve. Com os novos regulamentos MOSAIC dos EUA, a AIR está bem encaminhada para se tornar a primeira aeronave eVTOL tripulada certify como LSA (Light Sport Aircraft) a chegar aos consumidores privados.