A Tesla está lançando uma versão ainda mais limitada de seu serviço inicial de robotáxi em São Francisco, segundo o Business Insider. Após um primeiro lançamento que começou no mês passado em Austin, Texas, a empresa planeja oferecer viagens com um motorista na frente, já que não possui as permissões adequadas para testes ou deploy sem motoristas, conforme registros da California DMV.
Não está claro se a empresa obteve uma permissão da Comissão Pública de Utilidades da Califórnia para oferecer viagens ao público em geral. Até agora, isso só é permitido para funcionários. O Business Insider relata que a empresa enviará convites para donos de Tesla testarem o serviço; na quarta-feira, Elon Musk disse em uma ligação de conferência que está no processo de obter aprovação regulatória na Califórnia.
Esse esforço para entrar na Califórnia ocorre enquanto a DMV tenta impedir a Tesla de vender veículos no estado como parte de um processo judicial prolongado sobre promessas que a empresa fez sobre as habilidades autoguias dos seus carros. A Tesla também está atualmente em julgamento por mortes relacionadas ao uso do seu sistema de assistência à direção menos capaz, o Autopilot.
A Tesla vem operando uma versão exclusiva por convite do seu serviço de robotáxi em Austin desde 22 de junho. Até agora, tem sido muito diferente do que Musk havia prometido há anos. O serviço está basicamente limitado ao centro downtown e principais corredores de Austin. Há um operador de segurança no banco do passageiro que pode intervir se o carro estiver prestes a fazer algo errado ou perigoso. Enquanto o serviço foi lançado com cerca de 10 veículos, não está claro quantos Model Y SUVs estão em operação na cidade, nem quanto vezes esses operadores tiveram que intervir.
Isso está muito longe do 'solução geral' que Musk disse que a Tesla estava trabalhando há 10 anos. Musk já foi tão confiante no software autônomo que a empresa estava desenvolvendo que afirmou que levaria um carro de Los Angeles para Nova York - uma façanha que nunca aconteceu. Musk disse nesta semana que a Tesla também está tentando expandir para a Flórida e o Arizona. O TechCrunch relatou há algumas semanas que a Tesla começou o processo de certificação necessária para testar e operar com ou sem motorista no Arizona.