Tesla fecha parceria milionária com LGES para baterias

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Tesla fecha parceria de US$ 4,3 bilhões com LGES para fornecimento de células de bateria. Apesar de sua integração vertical impressionante, a empresa ainda depende de parceiros para as células de bateria. Enquanto as células da Panasonic são amplamente utilizadas em seus veículos, as mais baratas e resistentes, as LFP (lithium ferro fosfato), vinham da CATL. Agora, a Tesla encontrou uma nova fonte dessas células graças a um acordo inédito com a LG Energy Solutions (LGES).

Segundo o jornal The Korea Economic Daily, o contrato entre Tesla e LGES é de US$ 4,3 bilhões. A LGES começará a fornecer células para a Tesla em agosto do próximo ano, com o acordo válido até julho de 2030, com possibilidade de renovação. Enquanto isso, os carros elétricos da Tesla continuam a buscar novas fontes de energia no mundo.

As células LFP provavelmente não encontrarão vida útil na estrada. Em vez disso, seu destino mais provável é o armazenamento de energia, um mercado que tanto a Tesla quanto a LGES esperam que absorva a demanda, considerando as perspectivas fracas nas vendas de EVs nos Estados Unidos.

O acordo também reduz a dependência da Tesla de supridores chineses. As células fabricadas na fábrica da LGES em Michigan não estarão sujeitas às tarifas do governo Trump, diferentemente das células da CATL, que são fabricadas na China.

Apesar dos elogios de Elon Musk à magnitude do mercado de armazenamento de energia, sua contribuição para os resultados financeiros da Tesla ainda é modesta e, recentemente, diminuiu.

João Silva

João Silva

Enquanto a Tesla se esforça para diversificar suas fontes de suprimentos e navegar pelas incertezas do mercado, o acordo com a LGES representa um passo importante em direção à estabilidade. No entanto, como sempre, os olhos estão voltados para o futuro: será que essas células LFP realmente revolucionarão o setor de armazenamento de energia ou continuarão sendo apenas mais uma peça no quebra-cabeça complexo da indústria automobilística?

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