A popularidade da Tesla nos Estados Unidos está em um declínio acentuado, segundo um novo levantamento. A cada mês, o Electric Vehicle Intelligence Report (EVIR) entrevista milhares de consumidores para avaliar seu sentimento sobre adoção de veículos elétricos (EVs), direção autônoma e as empresas que desenvolvem essas tecnologias.
Enquanto Toyota, que só recentemente começou a vender EVs suficientes para ser incluída na pesquisa, ocupa o topo das avaliações positivas, apesar de seu único modelo elétrico ser considerado discreto, a Tesla, pioneira dos EVs, mergulha ainda mais no território negativo. Em julho, apenas 26% dos participantes da pesquisa tinham uma visão positiva ou muito positiva da empresa, enquanto 39% haviam uma visão negativa ou muito negativa.
Para piorar, a confiança na marca também está em baixa. A Tesla tem o menor 'score de integridade de confiança' entre as empresas, com 52% dos entrevistados considerando os veículos seguros, um dos piores resultados do setor. Enquanto isso, VinFast é a única outra montadora com scores negativos, mas quase 92% dos participantes não conhecem ou não têm opinião sobre ela.
A pesquisa também destacou o declínio da percepção de segurança da Tesla. Apesar das reivindicações de Musk sobre a suprema segurança de seus veículos, fatalidades envolvendo Teslas com frequência envolvem os sistemas de assistência ao motorista pouco investigados. Isso parece ter afetado a opinião pública.
Para fechar, o sonho de Musk de um futuro com robocarros e robôs humanoides talvez esteja se desvanecendo. Mesmo em Austin, Texas, onde os testes estão acontecendo há meses, só 3% dos entrevistados consideram-se bem informados sobre o assunto.