Em meio a um clima tenso entre o Brasil e os Estados Unidos, Geraldo Alckmin, vice-presidente da República, concedeu uma entrevista ao programa Mais Você, da TV Globo, para esclarecer as ações do governo brasileiro em resposta ao tarifaço anunciado pelo presidente Donald Trump.
Alckmin destacou que a negociação sobre as tarifas não terminou e que os trabalhos começam hoje. Ele afirmou que o governo está comprometido em excluir taxas sobre produtos como café e outras frutas, buscando minimizar os impactos da medida anunciada pelo republicano americano.
O vice-presidente ressaltou a importância de proteger empregos e garantir a manutenção das empresas atingidas. "Vamos nos debruçar sobre esses 35% e preservar os empregos", declarou, destacando que as empresas não ficarão desamparadas.
Apesar da assinatura da ordem executiva por Trump na quarta-feira (30/7), que oficializa a tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, cerca de 700 itens foram excluídos da medida. A nova taxa entrará em vigor no dia 6 de agosto.
Enquanto isso, o Brasil se mobiliza para negociar e mitigar os efeitos dessa guerra comercial que pode afetar setores econômicos sensíveis do país.