A Apple, a gigante tecnológica, está enfrentando uma batalha legal inusitada contra uma pequena cadeia de cinemas chamada Apple Cinemas. Em um processo judicial recentemente arquivado em Massachusetts, a empresa de Cupertino acusa o cinema de infringir sua marca, alegando que a semelhança no nome está confundindo os consumidores e danos à imagem da marca.
A Apple afirma que a cadeia de cinemas, que opera principalmente na Nova Inglaterra, adotou o nome "Apple Cinemas" com intenção deliberada de se passar por uma empresa associada à gigante tecnológica. No entanto, os donos do cinema argumentam que seu nome foi inspirado no local onde planejavam inaugurar sua primeira sede: o Apple Valley Mall, em New Hampshire.
Esta não é a primeira vez que a Apple se envolve em uma disputa de marca. A empresa, conhecida por proteger avidamente suas marcas e patentes, já tentou bloquear nomes como "Apple-Man", filme ucraniano de baixo orçamento, acusando-o de sátira inadequada à marca.
Ao que parece, a Apple Cinemas não apenas está enfrentando problemas legais, mas também críticas sobre a qualidade de seus serviços. Alguns consumidores relataram que os cinemas são "sujos" e "em condições desfavoráveis", além de problemas técnicos em sistemas de projeção e portais online para compra de ingressos.
Para a Apple, é fundamental evitar que o público confunda a marca com qualquer empresa que não seja oficialmente ligada à gigante tecnológica. "Os consumidores não devem ir a um 'Apple Cinemas' pensando que está relacionado à famosa marca Apple, com toda sua boa vontade e valor de marca", declarou Miranda Means, advogada da Apple.
Enquanto isso, a Apple Cinemas parece estar apostando em uma estratégia de expansão agressiva, planejando abrir 100 locais em todo o país. No entanto, se perder o processo, terá que abandonar definitivamente o nome que lhe deu identidade.