Depois de anos de indignação e buracos que viraram meme local, a Estrada do Ganchinho finally ganhou um novo asfalto. O trecho de 500 metros, localizado no bairro Sítio Cercado, em Curitiba, foi recuperado pela prefeitura após uma série de polêmicas envolvendo a concessionária Arteris Litoral Sul e o município.
A situação do asfalto estava tão ruim que até os moradores resolveram se mobilizar. O mecânico Marcelo Manoel da Silva, cansado dos problemas, resolveu jogar caliça nos buracos para tentar minimizar a situação. "Precisam colocar máquina para trabalhar", reclamou o frentista Elson Rodrigues. "O asfalto foi mal feito e não aguenta os caminhões pesados".
A recuperação da via incluiu drenagem complementar, uma passagem elevada e toda a sinalização, segundo o secretário municipal de Obras Públicas, Luiz Fernando Jamur. "Agora a condição de trafegabilidade está garantida", afirmou.
Curiosamente, a responsabilidade legal pela manutenção da via é da Arteris Litoral Sul. No entanto, em um acordo particular, a concessionária permitiu que a empresa Debema Administração e Participações construísse na região, com a condição de que o asfalto fosse de sua responsabilidade. A fiscalização e garantia do serviço caberiam à Debema.
No entanto, a Debema contratou outra empresa para realizar o serviço, que foi entregue e aprovado. Os problemas no asfalto começaram a aparecer, gerando uma disputa judicial entre a Debema e a empresa contratada, assim como entre a Arteris e a Debema.