Em recente declaração, o Secretário do Tesouro Scott Bessent admitiu que o novo programa de poupança para crianças criado pelo governo Trump pode funcionar como uma porta de entrada para a privatização da Segurança Social. Essa revelação surpreendente contrasta com as promessas públicas de Trump de proteger o sistema previdenciário, levando os democratas a acusarem os republicanos de tentar dismantle o programa.
Apesar das garantias repetidas por Trump e Bessent, a ideia de privatização da Segurança Social tem sido um tema controverso entre os Republicanos há anos. Enquanto milhões de americanos confiam no sistema para sua aposentadoria, propostas de privatização transfeririam a responsabilidade para os próprios cidadãos, o que pode ameaçar a estabilidade do programa.
Em um tom crítico e reflexivo, é difícil não se perguntar se as promessas políticas são mais instrumentais do que sinceras. Afinal, quantas vezes já vimos líderes prometerem proteger programas essenciais, apenas para posteriormente abri-los a mudanças controversas?