Bolsonaro x Trump: Haddad culpa família do presidente por tarifa de 50% dos EUA

Imagem principal da notícia: Bolsonaro x Trump: Haddad culpa família do presidente por tarifa de 50% dos EUA

Em meio a uma guerra comercial que coloca o Brasil e os Estados Unidos em rota de colisão, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, culpou indiretamente a família Bolsonaro por impedir as negociações entre os dois países.

Em entrevista ao programa 'Chamada Geral', da Rádio Itatiaia, Haddad afirmou que os bolsonaristas estariam 'obstruindo' o canal de contato com a Casa Branca. 'Saiam do caminho, não impeçam a negociação', disse ele, em tom de desafio.

Desde o anúncio da tarifa de 50% sobre as exportações brasileiras, imposta pelo presidente dos EUA, Donald Trump, o Brasil vem enfrentando dificuldades para reverter a medida. Haddad também criticou aqueles que usam a situação para 'sabotar a economia brasileira em troca de bônus eleitorais'.

Segundo o ministro, as conversas entre o governo brasileiro e os norte-americanos estão ocorrendo apenas com técnicos, sem contato direto com Scott Bessent, secretário do Tesouro dos EUA. A última reunião bilateral foi realizada em maio, durante a agenda oficial de Haddad na Califórnia.

À época, Trump havia imposto uma tarifa de 10% contra o Brasil, e Bessent teria reconhecido que era uma anomalia taxar parceiros comerciais com déficit na balança comercial. Haddad sinalizou que o governo brasileiro está disposto a negociar, mas alertou: 'Se imperar a racionalidade, vamos fazer uma negociação entre povos irmãos'.

Ana Paula Costa

Ana Paula Costa

Enquanto isso, no Brasil, os bolsonaristas continuam a defender posição firme diante dos EUA - ou, pelo menos, é o que prometem. Haddad, por sua vez, parece estar jogando para plateia em um tabuleiro político que exige jogadas mais sutis.

Ver mais postagens do autor →
← Post anterior Próximo post →