Em um momento histórico, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva inicia um diálogo inédito com aqueles que votaram em Jair Bolsonaro, mas não se identificam integralmente com seu ideário. Essa abertura de conversa, segundo Edinho Silva, novo presidente do PT, foi possível graças à discussão sobre tarifas e justiça tributária.
Essa aproximação não é apenas um movimento político; ela reflete uma mudança na percepção da sociedade brasileira. "Estamos trazendo para nosso campo aquele eleitor que votou por questões conjunturais, mas não é ideológico", destacou Silva.
Para o ex-ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom) de Dilma Rousseff, a sociedade brasileira se moveu diante das ameaças externas e internas. "Mexemos na opinião pública", ressaltou ele, lembrando do impacto causado pela tentativa de interferência de Donald Trump nos Estados Unidos.
Essa virada na política brasileira não apenas redefine o cenário político como também abre espaço para debates mais amplos sobre o modelo de sociedade que queremos construir. É um momento em que a esquerda e a direita se confrontam, mas também se questionam.