Dois ex-alunos da UC Berkeley, Neil Tewari e James Jiao, fundadores da startup Conversion, levantaram US$28 milhões em uma rodada Series A liderada pela empresa Abstract, com participação de True Ventures e HOF Capital. A trajetória dos dois parece saída de um episódio da série HBO "Silicon Valley". Tewari, atual CEO da empresa, tinha apenas 19 anos quando decidiu abandonar os estudos para focar no negócio junto com seu amigo e roommate James Jiao, que virou CTO.
A história começa há quatro anos, quando Neil ainda estava no ensino médio. Ele assistia a uma transmissão ao vivo do TechCrunch Disrupt durante uma aula e foi enviado ao gabinete do diretor. Embaraçado para explicar aos pais o motivo deles terem que buscá-lo, ele ligou para um amigo próximo, que mais tarde se tornaria o primeiro investidor da empresa.
Os dois amigos, durante sua época na universidade, construíram vários produtos antes de descobrir a ideia que mudaria suas vidas: uma plataforma de automação marketing. Eles inicialmente criaram a ferramenta para si mesmos, mas após entrevistar 160 executivos de marketing, descobriram que havia uma demanda significativa por soluções mais inteligentes e personalizadas.
Com US$2 milhões arrecadados em uma rodada seed, os dois abandonaram a faculdade para trabalhar full-time na Conversion. Vivendo em um apartamento com cinco outros roommate, eles construíram um produto que se tornaria revolucionário. Com o surgimento do ChatGPT, a dupla integrou IA em sua plataforma, permitindo que organizasse leads e automatizasse emails personalizados.
Hoje, a Conversion chega perto de US$10 milhões em ARR (Receita Recorrente Anual) nos últimos dois anos, com 90% de seus clientes sendo empresas médias que abandonaram ferramentas legacy. Embora estejam em um mercado congestionado, com concorrentes como HubSpot, Adobe Marketo e Salesforce Pardot, os fundadores mantêm a confiança típica do Vale do Silício ao se concentrarem em empresas que já usam ferramentas antigas.
Agora, cada um vive em seu próprio apartamento, longe dos tempos de挤s e closets. A história deles é uma prova de que, com determinação e um pouco de sorte, é possível transformar uma ideia em um negócio de sucesso, mesmo em meio aos desafios do empreendedorismo.