Dongji Rescue, filme histórico de guerra do diretor chinês Guan Hu, está prestes a chegar às salas de cinema da Europa. Baseado na verdadeira história do naufrágio do navio Lisbon Maru - um dos piores desastres marítimos da guerra no Pacífico -, o filme retrata a coragem extraordinária de pescadores chineses que resgataram mais de 800 soldados britânicos após o torpedoamento do navio por um submarino americano em 1942.
Dirigido por Guan Hu e Fei Zhenxiang, com orçamento de 80 milhões de dólares, Dongji Rescue é filmado em IMAX e inclui cenas subaquáticas que ocupam quase 40% do filme. Utilizando robótica avançada, tanques d'água grandiosos e réplicas completas de navios, a produção recriou fielmente a arquitetura de uma vila de pescadores da Ilha Dongji na China.
Os produtores destacam que a história tem relevância particular no Reino Unido, onde os soldados resgatados eram prisioneiros de guerra britânicos. "É uma história humanística e íntima, no contexto de um quadro histórico amplo", comparou Cedric Behrel, diretor executivo da Trinity CineAsia.
No Brasil, o filme chega em agosto e promete emocionar os espectadores com a coragem dos pescadores que arriscaram suas vidas para salvar estrangeiros durante a Segunda Guerra Mundial. A produção é um lembrete poderoso de como a humanidade, mesmo em tempos difíceis, pode demonstrar sua melhor face.