Em uma cena digna de um filme sobre a natureza, um elefante-marinho encalhou no Canal de São Francisco, em Niterói (RJ), e está sendo monitorado desde o sábado (26). A Guarda Municipal, com apoio do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMPBS) e da empresa Econservation, isolou a área para proteger o animal e evitar perturbações. O mamífero, que pesa entre 3 e 4 toneladas, é considerado jovem e em bom estado, segundo biólogos.
A aparição do elefante-marinho é esperada nesta época do ano, quando os jovens da espécie migram das colônias na Patagônia em busca de descanso ou alimentos. O veterinário Diogo Cristo explicou que o comportamento de encalhar temporariamente é comum durante o inverno no Hemisfério Sul.
Enquanto isso, a população local assiste curiosa, mas é alertada para manter distância e não tentar interagir. O subinspetor Jociley Neves reforçou que a ajuda dos moradores em relatar os movimentos do animal tem sido crucial.
Essa situação rara nos costões brasileiros serve como lembrete da delicada relação entre o homem e a natureza. Enquanto uns buscam aproximação, outros, como este elefante-marinho, merecem ser protegidos em seu silêncio.