A chegada de uma nova frente fria trouxe consigo não apenas um clima mais fresco, mas também condições meteorológicas bem agitadas para o Paraná. O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu dois alertas de tempestades na manhã desta segunda-feira (04), afetando diferentes regiões do estado.
Para quem mora no Noroeste, sudoeste e Região Metropolitana de Curitiba, o alerta amarelo está em vigor. As chuvas podem acumular entre 20 a 30 mm por hora, com ventos intensos de até 60 km/h e possibilidade de queda de granizo. Já no Noroeste, próximo a Umuarama, e no Sul, incluindo Guarapuava, o alerta laranja está em vigor, com chuvas mais intensas, entre 30 a 60 mm por hora, ventos de até 100 km/h e granizo.
Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), as chuvas mais fortes devem ocorrer na terça-feira (05) nas regiões Leste, Campos Gerais e Norte. Apesar disso, as temperaturas seguem estáveis por now, com previsão de mínima de 10°C em Curitiba na terça-feira.
Enquanto o clima se altera drasticamente, é importante lembrar que a natureza tem seu próprio ritmo. Assim como as nuvens se acumulam para a chuva, nossas vidas também enfrentam altos e baixos. E assim como os ventos fortes que se aproximam, às vezes trazemos consigo cargas emocionais que precisam ser libertadas.
Mesmo com a queda na temperatura, não há previsão de geada devido à alta nebulosidade. No entanto, o tempo segue ameno no fim da semana, com mínimas abaixo dos 10°C. As chuvas devem retornar já na sexta-feira (08) com a chegada de outra frente fria.