Em mais um passo significativo na evolução da inteligência artificial, a Google anunciou uma nova funcionalidade para o Gemini: o modo de aprendizagem guiada, chamado Guided Learning. Com semelhanças às atualizações anteriores do ChatGPT e da Claude, esta ferramenta visa promover compreensão através de instruções passo a passo, perguntas subsequentes e exemplos interativos, em vez de simplesmente fornecer respostas prontas.
Esta nova função será disponibilizada como um título no campo de prompt do Gemini, à medida que o recurso for lançado. Ao ser ativado, o Guided Learning tratará as perguntas como uma conversa, testando seu conhecimento, explicando conceitos e até gerando aids visuais, segundo a empresa. Omodo está alimentado pelo Google's LearnLM, uma coleção de modelos 'afinados para aprendizagem' baseados em pesquisa educacional.
Para incentivar ainda mais o uso entre estudantes, a Google anunciou que oferecerá um ano gratuito do plano AI Pro para alunos de universidades nos Estados Unidos, Japão, Indonésia, Coreia e Brasil. Este benefício estava originalmente previsto no mês de abril como parte do plano Google One AI Premium, mas com o ritmo acelerado da IA e a complexidade crescente da sua marca, o nome foi alterado para Google AI Pro.
Além das atualizações e promoções, a empresa anunciou um investimento de US$ 1 bilhão em fundos ao longo de três anos para educação nos Estados Unidos, destinados a cobrir áreas como pesquisa, recursos de nuvem e cursos de alfabetização em IA. Afinal, o objetivo é claro: ajudar universidades sem fins lucrativos que buscam se adaptar a uma geração já profundamente imersa na tecnologia da informação.