A conferência GTC, maior evento da Nvidia no ano, começou nesta semana em San Jose. Estamos no local cobrindo todas as principais atualizações. O CEO Jensen Huang dará uma palestra principal focada em IA e tecnologias de computação acelerada, conforme anunciado pela Nvidia.
Expectativa é que Huang revele mais sobre a nova série de GPUs flagship da empresa, Blackwell Ultra, e a arquitetura de chips Rubin da próxima geração. Também estão na agenda tópicos como mobilidade, robótica e uma infinidade de atualizações em IA.
A Nvidia anunciou que está parceirando com a EPRI, uma organização de pesquisa e desenvolvimento do setor elétrico, para usar IA para resolver problemas enfrentados pela rede elétrica. ironicamente, muitos desses problemas são causados pelo aumento da demanda por energia decorrente do próprio uso da IA.
A Coalizão Open Power AI, que inclui várias utilities e empresas de tecnologia, afirmou que usará modelos de IA específicos para desenvolver novas formas de abordar desafios previstos pelo setor elétrico nos próximos anos. Esses modelos serão fonte aberta e disponíveis para pesquisadores em acadêmia e indústria.
A demanda por energia para data centers está aumentando significativamente, conforme relatado pela Agência Internacional de Energia, com previsão de crescimento anual de 4% nos próximos anos, quase dobrando os números de 2023.