Em um cenário que parece saído de um filme de ação, o grupo rebelde Houthi, do Iémen, declarou guerra naval contra Israel e seus aliados, prometendo intensificar os ataques a navios comerciais que operam nos portos israelenses. A escalada foi anunciada recentemente, e o Mar Vermelho está mais perigoso do que nunca.
Quem são os Houthi?
Saiba quem são esses rebeldes que estão causando tanta polêmica no Oriente Médio. Com apoio do Irã, os Houthi buscam impor seu controle no Iémen e expandir sua influência na região.
Por que atacar navios comerciais?
A motivação por trás desses ataques é clara: solidariedade com a Palestina. Em meio à guerra entre Israel e o Hamas, os Houthi vêm das frotas mercantes uma forma de pressionar economicamente Israel.
Impacto no comércio global
O Mar Vermelho é um corredor crucial para a economia mundial, movendo US$ 1 trilhão anualmente. Esses ataques estão desestabilizando o fluxo de mercadorias, causando preocupações em países como China e Índia.
Ataques recentes
Dos dois navios gregos atacados recentemente, um naufragou inteiramente, felizmente sem vítimas. O outro teve quatro tripulantes mortos e 11 feitos reféns.
Pressão internacional
Os Estados Unidos tentaram negociar com os Houthi para que parassem os ataques, prometendo cessar as raids aéreas. No entanto, parece que o acordo não abrangeu todos os alvos considerados ligados a Israel.
Brazilian Connection
Como uma das maiores economias da América do Sul, o Brasil também está atento à situação, especialmente com empresas brasileiras que operam na região.