Em uma jogada inesperada no mundo dos esportes, o Qatar anunciou que pode querer sediar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2036. Isso vem acompanhado de um crescente número de países que também demonstram interesse em receber a maior festa esportiva do mundo.
Até hoje, o Brasil é o único país da América do Sul que já sediou os Jogos Olímpicos, com a edição de 2016 no Rio de Janeiro. O Chile, por outro lado, parece estar na corrida para se tornar a segunda sede sul-americana, com o presidente Gabriel Boric incentivando o processo de candidatura em Santiago.
Muitas outras nações estão considerando a possibilidade de sediar os Jogos de 2036. Entre elas estão:
- Arábia Saudita
- Coreia do Sul
- Egito
- Hungria
- Itália
- Alemanha
- Dinamarca
- Canadá
Destaque-se a Arábia Saudita, que é considerada favorita para sediar a Copa do Mundo de futebol de 2034. Enquanto isso, o Qatar já tem experiência em grandes eventos internacionais, tendo realizado a Copa do Mundo de 2022.
Enquanto os Jogos Olímpicos continuam a ser um sonho para muitos países, é importante lembrar que sediar um evento desse porte pode vir com desafios significativos, incluindo investimentos pesados e logística complexa. Afinal, o mundo gira em torno de glória, mas também de muito trabalho.