A Meta está investindo pesadamente em inteligência artificial. Durante uma chamada de resultados trimestrais, Mark Zuckerberg anunciou o Meta Superintelligence Labs, um novo laboratório focado em desenvolver modelos de IA que podem se autaperfeiçoar.
Zuckerberg destacou que a Meta quer construir algo "fundamentalmente mais inteligente" do que os humanos, o que implica em sistemas capazes de aprender sem necessitar de muita entrada humana. Essa abordagem visa competir com rivais como OpenAI, Google DeepMind e Anthropic.
Outro ponto-chave da estratégia da Meta é a inteligência nas sunglasses. Zuckerberg aposta que esses dispositivos serão o "formato ideal" para integrar IA na vida diária. A empresa já vendeu dois milhões de pares de óculos inteligentes em parceria com a Ray-Ban e apresentou um protótipo de realidade aumentada chamado Orion.
Agora, a Meta parece distinguir entre a IA que impulsiona seus produtos principais, como Instagram e WhatsApp, e a superinteligência que pode revolucionar o futuro. Com um orçamento de 69 bilhões de dólares para capitalização this year, a empresa está recrutando talentos do setor de tecnologia, incluindo ex-funcionários da OpenAI.
Enquanto isso, Zuckerberg sugere que a superinteligência da Meta será centrada no empoderamento individual, em contraste com rivais que buscam centralizar o controle de sistemas AI.