Em fevereiro, Edward 'Big Balls' Coristine, um dos operativos do Departamento de Eficiência Governamental (DOGE), criado por Elón Musk, ganhou acesso irrestrito a sistemas críticos do governo dos Estados Unidos. A operação, descrita como 'ambiciosa', permitiu que Coristine e outro membro do DOGE, Donald Park, entrassem em sistemas de recursos humanos, contratos e pagamentos federais, incluindo os das agências mais sensíveis, como o FBI e DOJ.
Acesso concedido rapidamente, dentro de poucas horas após um pedido urgente enviado por email. Coristine, um jovem de 19 anos contratado sem passar por processos rigorosos, foi autorizado a explorar sistemas que continham informações sensíveis sobre servidores federais, incluindo números de Segurança Social e dados bancários.
O caso levanta preocupações sobre procedimentos de segurança e vetagem inadequados. especialistas questionam como alguém sem背景 técnico ou clearance adequado pode ter acesso a tais sistemas. A velocidade com que o acesso foi concedido sugere um relaxamento nas normas de segurança, algo que jamais aconteceria em contextos mais padrão.
Como consequência, dados confidenciais foram expostos e a integridade do sistema federal foi comprometida. Ainda hoje, não se sabe quaisquer os verdadeiros motivos que levaram o DOGE a buscar tamanha exposição de dados sensíveis.