Em meio à febre dos morangos do amor, os brasileiros estão mais propensos a cair em golpes online. Esses docinhos, com casquinha crocante e recheio de brigadeiro de ninho, viraram a obsessão nacional e também o novo alvo de criminosos.
Site falsos prometem preços irresistíveis, como 3 por R$ 19,90 ou 12 por R$ 49,90. As páginas são elaboradas para enganar, com fotos tentadoras e símbolos de proteção falsos. O frete é oferecido gratuitamente para todo o Brasil, um detalhe suspeito considerando a fragilidade dos alimentos.
Após realizar o pagamento via QR Code no Pix, os consumidores ficam aguardando indefinidimente a confirmação da compra. Muitos só percebem que foram vítimas de fraude após denunciar o problema. No Instagram, perfis falsos como o da confeitaria Phamela Gourmet são criados para aliciar os compradores.
Enquanto isso, as vendas do iFood dispararam 2.300% em julho, graças à procura por este doce. Mas é importante manter a cabeça no lugar e desconfiar de promoções que parecem bom demais para ser verdade.
A lição aqui é clara: antes de cair nas tentações das redes sociais, verifique as fontes, evite pagar por links duvidosos e mantenha-se informado sobre os golpes que circulam na internet. Seu bolso agradece!
- Preços baixos demais
- Promoções falsas
- Sites com aspecto suspeito
- Frete grátis para todo o Brasil
- Pagamentos via Pix