A Noite de Gala do 42º Festival de Dança de Joinville promete ser um espetáculo de encontro entre diferentes linguagens da dança. Neste domingo (27), o Balé da Cidade de São Paulo apresenta a coreografia Requiem SP, criada, dirigida e coreografada por Alejandro Ahmed. A obra explora as dinâmicas da cidade de São Paulo, mesclando movimentos do balé clássico, jumpstyle, danças urbanas e populares.
Com trilha sonora baseada na Réquiem orquestral e músicas eletrônicas do canadense Venetian Snares, o espetáculo promete uma experiência sensorial intensa. Telões sincronizados com os bailarinos, goteiras cenográficas, cheiro de combustível e até a aparição de uma motocicleta no palco são detalhes que buscam retratar a frenética rotina da metrópole.
Alejandro Ahmed explica que Requiem SP não é um homenagem a uma cidade morta, mas sim à vida que se renova a cada momento. "Essa peça reflete sobre a irreversibilidade do tempo e das coisas, atravessada pela intensidade da vida em São Paulo", declara o coreógrafo.
Os ingressos para a apresentação variam entre R$ 67,50 e R$ 133,40, com opção de meia entrada. Eles estão disponíveis no site do festival ou na bilheteria do Centreventos Cau Hansen, que funciona diariamente das 8h às 21h.
Enquanto a plateia se prepara para viver essa experiência única, é impossível não pensar em como a dança, assim como a vida, é algo fugaz e imperceptível. Como diria aquele pensador da noite: "Dançamos para esquecer que estamos sós."