A tão aguardada ligação entre São José dos Pinhais e Mandirituba, na região metropolitana de Curitiba, já alcançou 25% de conclusão. Um marco que promete transformar o cotidiano da região, reduzindo congestionamentos e conectando dois dos principais corredores viários do Paraná.
Progressos significativos
já são 4 quilômetros de concreto colocados, com trechos importantes liberados para o tráfego. Em São José dos Pinhais, 780 metros foram pavimentados em ambos os lados, enquanto na direção de Mandirituba, 1,5 km já está saindo do papel. O restante segue no sistema Pare-e-Siga.
Trabalho intenso e planejamento
As obras avançam em várias frentes: concreto, drenagem, terraplenagem, corte de vegetação e alargamento da pista. Tudo isso comandado pelo Gilson Santos, diretor-presidente da Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep), que ressalta:
"A obra avança dentro do cronograma previsto e já apresenta resultados, como a liberação de trechos importantes ao tráfego. Essa ligação é uma intervenção estratégica para a mobilidade regional, pois conecta duas rodovias federais (BR-116 e BR-376) e beneficia diretamente a logística, o transporte de passageiros e o escoamento da produção agrícola."
Investimento e impacto social
Com um investimento de R$ 96,8 milhões, a obra é fruto de uma demanda histórica dos moradores, que aguardavam soluções há quase 30 anos. A escolha do concreto como material para pavimentação não foi à toa: além de durável, exige menos manutenção ao longo do tempo.
Detalhes que fazem a diferença
A nova estrada também traz elementos que transcendem o utilitarismo. Com uma ciclovia de 2,5 metros, iluminação moderna e adaptações para garantir mais segurança, o projeto é exemplo de planejamento integral. Um ponto alto é a preservação do patrimônio histórico: em Marcelino, o calçamento em paralelepípedo será mantido como parte da nova via.
Futuro promissor
A obra, que começou em janeiro deste ano, está prevista para ser concluída até agosto de 2026. Ao longo do trajeto, municípios como Quitandinha, Agudos do Sul, Piên, Campo do Tenente e Rio Negro também serão beneficiados, consolidando um novo eixo de desenvolvimento na região.
Enquanto isso não chega ao fim, é bom lembrar que a construção de infraestrutura é sempre uma promessa de melhorias, mas também um lembrete da complexidade dos projetos em uma nação como o Brasil. Longa jornada, mas valente objetivo.