A ideia de que um dos carros esportivos mais icônicos do mundo, a Porsche 911, se inspirasse em um modesto Toyota Prius para adotar uma tecnologia híbrida parecia, no mínimo, controversa. No entanto, a nova geração do Porsche 911 GTS prova que sometimes, the best things come in disguise.
O que chama atenção nessa nova versão é não apenas o fato de ser o primeiro carro esportivo híbrido da marca, mas a forma como essa tecnologia é implementada para melhorar a performance do veículo. Em vez de simplesmente reduzir o consumo de combustível, a Porsche injetou uma dose de tensão elétrica que transforma o GTS em algo quase mágico.
Com 532 cavalos e 449 lb-ft de torque, o modelo supera os 59 cv a mais do antecessor, graças a um sistema híbrido inovador que inclui uma turbina movida a eletricidade. O resultado? Um carro que acelera com a mesma força de um veículo elétrico, mas mantém todo o charme da icônica motorização boxer rear.
Apesar desse salto tecnológico, o GTS mantém sua estética intocável. A nova geração do 911, batizada internamente como 992.2, é linda em qualquer tom, inclusive no understatement do Chalk. As rodas de 20 e 21 polegadas, os detalhes em Ebony e o interior minimalista, com toques de fibra de carbono e Alcântara, reforçam que estamos diante de um carro esportivo, não de um monobloco.
Seu coração ainda está no motor de combustão, mas a adição da turbina elétrica é o segredo para eliminar o famoso 'delay' dos turbinas convencionais. Em menos de um segundo, a nova turbina roda a incríveis 120.000 rpm, oferecendo aceleração imediata e fluida. E é nessa hora que o GTS brilha: ele é um carro que mistura a potência da gasolina com a resposta instantânea dos EVs.
Para os mais ousados, há o modo de pista com o botão vermelho 'Mania', que libera 20 segundos de pura adrenalina. No dia-a-dia, no entanto, o GTS também consegue ser refinado, especialmente graças ao modo normal suave e à suspensão ajustável.
Embora não seja barato (partindo dos US$ 170.000), a Porsche fez questão de ressaltar que esse não é um carro para quem procura eficiência. Afinal, estamos falando de um esportivo puro-sangue, não de um híbrido qualquer.