A primeira火箭 australiana falha após apenas 14 segundos

Imagem principal da notícia: A primeira火箭 australiana falha após apenas 14 segundos

Em um momento histórico para aAustrália, o primeiro foguete orbital totalmente fabricado no país, chamado Eris-1, teve seu voo interrompido apenas 14 segundos após o lançamento. A empresa Gilmour Space Technologies, de propriedade privada, tentou lançar o foguete a partir do espaçoporto Bowen Orbital Spaceport, localizado na costa de Queensland, em 29 de julho (terça-feira).

O lançamento foi inicialmente agendado para março, mas foi adiado两次: primeiro por condições meteorológicas adversas causadas pelo Ciclone Alfred e depois porque uma peça da carga "se desprendeu" do foguete no pódio de lançamento. Apesar das dificuldades, a empresa considerou o teste um "grande passo", destacando que "atingir o pódio e decolar é um avanço significativo para qualquer programa de foguetes".

Para quem não está familiarizado, a Austrália estava tentando realizar um voo orbital desde 1971, quando o foguete britânico Black Arrow foi lançado com sucesso do território australiano. Agora, após 54 anos, o país tentou retomar essa jornada, mas o resultado foi decepcionante: o Eris-1 decolou, subiu lentamente e, em seguida, começou a se inclinar antes de cair na terra novamente, envolvendo-se em uma nuvem de fumaça.

Embora ninguém tenha ficado ferido e não haja impactos ambientais adversos, a empresa ainda não revelou o que causou a falha. O foguete, com 25 metros de altura, estava projetado para lançar 300 quilogramas de material em órbita terrestre baixa, quase 15 vezes mais do que o capacidade do foguete Falcon 9 da SpaceX.

Enquanto a Gilmour Space celebra o teste como um "resultado incrível", é difícil não se perguntar se a Austrália está pronta para competir no espaço em uma época onde até o presidente Lula parece estar interessado em explorar o universo.

Camila Fernandes

Camila Fernandes

E assim, aAustrália tentou e errou. Com um foguete que durou menos tempo do que você leva para dizer "foguete", o país volta à estaca zero na corrida espacial. No entanto, como diria某 filósofo brasileiro: "A falha é a mãe da invenção - desde que ela tenha filho".

Ver mais postagens do autor →
← Post anterior Próximo post →