A Subaru WRX sempre foi a personificação de um 'tanto faz' automotivo. Não por falta de personalidade, mas porque simplesmente não se importa com o que os outros pensam. É como uma banda de rock alternativo que lotaria arenas, mas cujos membros não parecem interessados em perseguir a fama. E as versões STI do passado demonstraram tanto talento que a fama foi atrás delas.
Para 2025, a Subaru lançou o tS, que, à primeira vista, parece ser o mesmo modelo de sempre — o lutador de ruas usando flanela. Mas o visual pode enganar. O tS esconde ferramentas afiadas por baixo, resultando em um melhor manejo e resposta.
A Subaru posiciona o tS como ajustado pela STI, mas não é uma volta à STI. Tecnicamente, isso é verdadeiro; apenas a Subaru pode nomear algo de STI. E para ser claro, não há mais potência aqui, nem uma asa gigante que espanta bandos de pássaros, nem um brasão rosa da STI no porta-malas. Mas o tS carrega o suficiente de 'STIness' para fazer jus ao nome.
As atualizações hardware começam com amortecedores eletronicamente controlados, montantes do motor mais rígidos, um rack de direção refeito e freios Brembo dourados enormes do WRX TR, com pinças de seis pistões na frente e duas pistolas no rear. Os engenheiros da Subaru não tentaram reinventar a WRX. Eles apenas deram alguns toques finais.
A história do motor continua basicamente a mesma. Um quatro cilindros turboflat de 2.4 L produzindo 271 cavalos (202 kW) e 258 lb-ft (350 Nm) de torque, impulsionado por 12.0 psi de compressão do turbo, inalterados em relação ao modelo padrão WRX, e o familiar zumbido boxer ainda está lá. A potência flui através de uma transmissão manual de seis velocidades para o sistema de tração integral simétrica da Subaru. E, embora a maioria dos compradores ou fãs da WRX nem se importem, o esportivo registra números impressionantes de economia com 19/26/22 mpg (12.4/9/10.7 L/100 km) na cidade, estrada e mista.
O tS não é mais rápido que a WRX padrão, já que ambos compartilham a mesma saída de potência, transmissão e essências internas e peso, mas não é menos divertido. Sem medir os tempos de aceleração dura, dancei com o tS em um circuito particular no deserto do Arizona.
Se você gosta de entretenimento que vale a pena, trouxe seu amigo Robert para uma tarde de WRXing. Ele possui múltiplas supercarros exóticos, adora conversar sobre eles (mas nunca os levou ao circuito) e raramente se incomoda em discutir qualquer coisa com rodas. Robert viaja em jatos privados, veste Brioni e tem um apartamento na Avenida Park abastecido com uma caixa de Dom Pérignon. 'Jadx' está longe de ser a ponta do iceberg.
Após cerca de 10 minutos intensos de pilotagem no circuito particular, acelerando a 6000 rpm, cheio de viradas em oposição e acionamento do ABS, olhou para Robert enquanto paramos. Não conseguiria tirar aquele sorriso dele se tentasse.
'Eles vendem isso ao público?' ele perguntou incrivelmente.
Após contar mais fatos a Robert, saímos novamente em disparada.
'Estes amortecedores adaptativos oferecem três modos: Conforto, Normal e Esporte. Há também uma quarta opção Individual onde você pode ajustar a resposta do acelerador, peso do volante, rigidez dos amortecedores e comportamento da tração integral.'
'Sim, também, a Subaru reduziu a taxa de balanço do corpo em 30% em comparação ao WRX TR e limitou o mergulho dos freios e 'squat' na aceleração em 50%,acho que por meio dos novos amortecedores', disse enquanto entrávamos em uma curva a alta velocidade, cerca de 95 mph.
Foi nesse momento que Robert perguntou se tínhamos um saco para enjôo à bordo. Ele ficou em silêncio o resto da tarde.
Para ser sincero, amo alguém que supera as expectativas, e é assim com o tS. Os entendidos no mundo Subie irão cuidar do motor do tS de maneiras criativas para alcançar um equilíbrio mais completo entre potência e manuseio, porque se alguém mexer com a suspensão do tS, será um erro.
O preço é outro ponto. A WRX tS custa $48.875, incluindo a taxa de envio obrigatória, quase $50.000 sem opções adicionais. É um montante alto para uma WRX sem mais potência que os outros modelos e sem o brasão STI, exceto nos instrumentos e haste do变速杆. No entanto, você obtém um chassis impecável, freios que nunca falham e um volante que pode envergonhar alguns supercarros.