Os fortes ventos causados por um ciclone extratropical deixaram mais de 43 mil unidades consumidoras sem energia elétrica em Santa Catarina. A situação, que teve seu pico no início da tarde desta segunda-feira (28), afetou regiões como o Litoral, Planalto, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis.
Em Florianópolis, ventos de até 81 km/h foram registrados, além de um alerta da Defesa Civil para vendavais com rajadas de até 89 km/h. Em consequência, o destelhamento da estrutura da Polícia Militar no bairro Trindade foi registrado, mas não houve feridos.
Outras cidades como Tubarão, Capivari de Baixo e Criciúma tiveram quedas de árvores, danos na rede elétrica e até a interdição de vias públicas. Em Joinville, foram registrados cinco chamados de queda de árvores e danos em zonas rurais.
A Celesc mobilizou 250 equipes para restabelecer o fornecimento de energia, com reforço de 26 equipes na região metropolitana. Até as 16h20min, cerca de 20,6 mil unidades ainda estavam sem luz.
A natureza, vez ou outra, lembra que somos apenas peões diante de sua força. E, no caso deste ciclone, parece ter escolhido SC para nos dar uma aula de humildade.