Água gelada: mito ou verdade?

Imagem principal da notícia: Água gelada: mito ou verdade?

Água gelada: mito ou verdade?

Quem nunca ouviu a frase "não toma água gelada, que vai dar dor de garganta"? Ela é tão enraizada em nossa cultura quanto o café com leite no café da manhã. Mas será que há alguma base científica para essa recomendação?

Segundo o Dr. Jefferson Takehara, otorrinolaringologista da Santa Casa de São José dos Campos, a resposta é mais complexa do que parece. A temperatura da bebida não é, por si só, responsável por doenças como faringite ou amigdalite.

Outros fatores, como o ar frio, locais fechados e baixa umidade, são os verdadeiros vilões na hora de prevenir infecções respiratórias. "A água gelada pode irritar uma mucosa já fragilizada, mas não é a causa principal", explica Takehara.

Para esclarecer as dúvidas, o Metrópoles ouviu especialistas e desvendou quais crenças sobre a água gelada são mitos e quais têm fundamento científico.

Beber água gelada: o que diz a ciência?

  • Do ponto de vista nutricional, a água gelada pode trazer benefícios. Ela ajuda a regular a temperatura corporal e proporcionar sensação de frescor.
  • Pessoas com problemas odontológicos ou de refluxo podem sentir desconforto com a água fria.

O nutricionista Guilherme Lopes, do grupo Mantevida, ressalta que "o importante é manter-se hidratado ao longo do dia". Assim, tanto faz se a água está gelada ou ambiente.

Impactos na voz e no apetite

Para profissionais da voz, como cantores e professores, o problema não é a temperatura da água, mas a hidratação adequada. "Quando as cordas vocais estão ressecadas, é comum surgir pigarro", diz Takehara.

Em relação ao apetite, Lopes explica que a ingestão de líquidos frios pode reduzir momentaneamente o desejo por comida. No entanto, esse efeito não é significativo para impactar o gasto calórico.

Crianças, idosos e imunocomprometidos

Para esses grupos, a água gelada não precisa ser proibida, mas o cuidado deve ser maior. "O importante é manter a mucosa da garganta bem hidratada", orienta Takehara.

No final do dia

Deixe para lá os mitos e foque no que realmente importa: a hidratação. Se sente desconforto com a água gelada, opte por bebidas mornas. Mas se gosta de um refresco, beba sem culpa!

Uma dica final? Incremente sua dieta com alimentos como maçã (com casca), mel e própolis. Eles ajudam a proteger a mucosa da garganta.

João Silva

João Silva

Afinal, quem disse que água gelada é ruim? Pode ser um hábito saudável – ou pelo menos não o monstro que nossas mães costumavam pintar. Saúde!

Ver mais postagens do autor →
← Post anterior Próximo post →