A Amazon está revolucionando o mundo dos assistentes de voz com a nova versão do Alexa+. Lançado recentemente, este serviço promete ser mais conversacional e capaz, além de trazer uma nova fonte de receita para a empresa. Em uma ligação com investidores, Andy Jassy, CEO da Amazon, revelou que está considerando integrar anúncios na plataforma Alexa+.
Apesar de ainda estar em fase de acesso early access para milhões de usuários nos Estados Unidos, o serviço já desperta tanto entusiasmo quanto preocupações. Enquanto a Amazon mira um futuro onde o Alexa+ possa substituir reservas de restaurantes, acompanhar compras e推荐conteúdo de streaming, muitos se perguntam se a inserção de publicidade em conversas diárias será bem-recebida.
Os Riscos da Publicidade em Assistentes de Voz
Joel Daly, fundador da agência de marketing Artemis Ward, já alertou sobre os riscos de alienar usuários com anúncios invasivos. "Eles [a Amazon] reconhecem o risco de afastar audiências que ainda não viram todo o potencial desses dispositivos", declarou Daly em março.
Enquanto a Amazon procura maneiras de monetizar o Alexa+, outros gigantes da tecnologia já estão explorando caminhos semelhantes. O Google, por exemplo, já inclui anúncios em sua nova versão do Assistente, e o OpenAI não descartou a possibilidade de ads no ChatGPT.
Um Futuro de Anúncios na Sua Próxima Conversa
Enquanto isso, a Amazon continua a testar o terreno. Além de anúncios, Jassy também mencionou a possibilidade de cobrar pelas funcionalidades do Alexa+ por meio de assinaturas premium.
Resta saber se os usuários brasileiros e internacionais estarão dispostos a tolerar uma experiência de conversa recheada de publicidade. Com concorrentes como Google e OpenAI já explorando caminhos semelhantes, a corrida dos assistentes de voz parece virada para um futuro mais comercial.