A Câmara Municipal aprovou, nesta segunda-feira (11), um requerimento histórico proposto pela vereadora Clélia Santos. A iniciativa visa à constituição de uma Comissão de Representação com o objetivo único e urgente de cobrar da Agência Reguladora de Transportes do Estado (Artesp) a adoção de medidas que melhorem a segurança dos usuários da rodovia SP-75, também conhecida como rodovia Santos Dumont no trecho Campinas/Itu e rodovia Archimedes Lammoglia entre Itu e Sorocaba.
Os números são alarmantes: de janeiro a junho deste ano, foram registrados 825 acidentes na via, resultando em centenas de feridos e 24 mortos. No trecho concessionado pela empresa Colinas (extendendo-se de Campinas a Itu), os dados apontam para 356 acidentes nos primeiros cinco meses do ano, dos quais 119 envolveram motocicletas, com resultados fatais para cinco motociclistas. A vereadora Santos destaca que esses números não podem ser ignorados e que a situação exige uma intervenção imediata.
Os principais pontos críticos identificados estão nos km 40 a 45, em Salto, e no km 69, em Indaiatuba. Essas áreas concentram a maioria das ocorrências, especialmente em regiões urbanas e de acesso a polos industriais. A parlamentar ressalta a necessidade urgente de melhorias na infraestrutura viária, sinalização, fiscalização e ações preventivas, com ênfase especial na segurança de motociclistas.
A Câmara de Salto também já formou uma Comissão de Representação para tratar do tema com a Artesp. A população, os prefeitos e os vereadores da região estão unânimes em defender medidas imediatas diante do aumento alarmante de acidentes na rodovia.
Na tribuna, Clélia Santos revelou que, desde junho, mais quatro vidas foram perdidas na estrada, apesar das promessas de melhorias. O presidente da Câmara, Túlio Tomass do Couto, destacou outros problemas graves ligados à rodovia, como assaltos, segurança nos acessos e o valor do pedágio, um dos mais altos do Estado.
Os vereadores Hélio Ribeiro e Alexandre Peres relataram dificuldades em obter resultados das concessionárias por meio de ofícios anteriores. Wilson Índio da Doze lembrou que, em reunião na Câmara de Campinas, havia proposto a redução da velocidade máxima permitida nos trechos urbanos, sem sucesso.
Agora, com a aprovação unânime do requerimento, a composição da nova comissão será anunciada até a próxima segunda-feira. Unidos, os vereadores da região têm mais chances de conseguir melhorias para a rodovia SP-75, que atualmente é um ponto negro na segurança viária do Estado.